Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA)
É um programa criado pelo Governo Federal que tem o objetivo de levar energia elétrica gerada por fontes limpas e renováveis para a população localizada nas regiões remotas dos estados da Amazônia Legal. A Norte Tech está atuando em dois deles, o Amazonas e Roraima.
Para o estado do Amazonas é prevista a implantação de 4.380 unidades SIGFI’S (Sistemas individuais de geração de energia elétrica com fontes intermitentes), distribuídas entre os seguintes municípios: Manaus, Beruri, Tapauá, Canutama, Boca do Acre, Pauiní e Lábrea, com disponibilidade mensal de 80kWh para cada unidade consumidora (residências, escolas, postos de saúde e etc.).
Para o estado de Roraima, é prevista a implantação de 191 SIGFI’S e 22 MIGDI’S (Microssistema Isolado de Geração e Distribuição de Energia Elétrica). Ou seja, além dos sistemas de geração solar individuais de disponibilidade de 80kWh mensais, serão implantados microssistemas em áreas comuns das comunidades, capaz de gerar na ordem de 160 KWh, 1360 KWh ou 1760 KWh, mensalmente. Os sistemas SIGFI’S/MIGDI’S serão implantados em comunidades dos municípios Caracaraí e Rorainópolis.
A empresa faz parte de dois consórcios em cada um dos estados mencionados, referentes às seguintes etapas:
Instalação do sistema de geração de energia solar, onde contempla as etapas de levantamento de dados cadastrais dos moradores, das residências, das comunidades e dados gerais pertinentes ao processo de implantação dos sistemas. Fazem parte do consórcio, as empresas Enerwatt Engenharia, Unicoba, IF Engenharia e Mariuá (atuante apenas no consórcio do Amazonas), com suas diferentes atribuições. Nesse primeiro consórcio é de responsabilidade da empresa Norte Tech a realização do levantamento cadastral prévio em campo, bem como a elaboração dos projetos executivos.
O segundo consórcio do qual a empresa é participante, diz respeito à etapa de operação e manutenção (O&M) dos sistemas SIGFI’S/MIGDI’S de geração de energia elétrica, por um período de 60 meses. As responsabilidades do consórcio são divididas com a empresa Enerwatt Engenharia. Sendo de responsabilidade da Norte Tech, a substituição de materiais referentes aos sistemas de geração (módulos fotovoltaicos, inversores e baterias), caso necessário, manutenções emergenciais "in loco", caso o sistema não esteja funcionando adequadamente e manutenções preventivas a cada 4 meses em cada sistema de geração.